Por que entrar para uma empresa júnior?

Por que entrar para uma empresa júnior?

Por que entrar para uma empresa júnior?

 

Separamos um excelente texto que Whalas Rocha, Analista de Relações com Jovens e Universidades, escreveu para a Cia de Talentos. Fizemos isso para você que busca conhecer melhor uma empresa Júnior.

Site: http://bit.ly/2Ph0FP2

1. Colocar em prática conhecimento das aulas
Costumamos ouvir bastante dos membros das empresas juniores parceiras que essa é uma das experiências mais enriquecedoras da faculdade. Mesmo com as oficinas, cases, seminários e projetos exigidos na sala de aula, é muito mais fácil colocar em prática o conhecimento teórico aprendido quando você vivencia a realidade da profissão.

Uma grande vantagem dessa experiência em relação a um estágio é que, na empresa júnior, um professor estará orientando diretamente as suas atividades, sugerindo mudanças e apontando os melhores caminhos.

2. Preparação para o mercado de trabalho
Muitos estudantes só têm a oportunidade de conhecer o dia a dia da profissão por meio de um estágio e, para muitos cursos, só ocorre nos semestres finais da graduação. A participação em uma empresa júnior é justamente a possibilidade de se preparar diretamente para o mercado logo nos primeiros semestres da faculdade.

Da mesma forma que em uma empresa comum, a júnior pode estar dividida em diversas áreas, como financeiro, administrativo, comunicação, marketing, entre outras. Os alunos candidatos também passam por um processo seletivo com testes e entrevistas. Essa experiência ajuda muito os estudantes que acabaram de sair do ensino médio e nunca tiveram contato com o trabalho em uma empresa.

3. Desenvolvimento de líderes
As empresas juniores são administradas pelos próprios graduandos, o que torna possível desenvolver o lado empreendedor, além de aprender na prática temas como gestão financeira e de qualidade, gestão de pessoas, desenvolver protótipos de novos produtos, atuar com recursos humanos, consultoria e planejar projetos para as organizações.

4. Aumentar o networking
As empresas juniores trabalham com clientes, normalmente pequenas empresas, que estão em crescimento e precisam do auxílio em suas áreas administrativas, de marketing, jurídica, comunicação etc. Esse tipo de trabalho é uma oportunidade para os estudantes aumentarem o seu networking, visando o futuro na carreira profissional.

Os membros também têm a oportunidade de ir para conferências, reuniões com outras empresas (juniores ou não) e ingressar na federação do seu estado. Essa é uma forma de aumentar a rede de relacionamentos não só com profissionais de destaque da sua profissão, mas também de outras áreas.

5. Diferencial no currículo
Atuar em uma empresa júnior é uma experiência que enriquece o currículo na hora de entrar no mercado de trabalho, seja em um estágio ou vaga efetiva. Os desafios e as situações que você enfrentou e resolveu durante o período que esteve na EJ contam muito para o profissional que está se tornando.

GOSTOU? QUER MAIS?
Corre no site da Cia de Talentos!

@ UVA – Universidade Veiga de Almeida